logo federação
43 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes Validador
NOTíCIAS
voltar ao menu
RELATÓRIO DO VII TORNEIO DE TIRO ESPORTIVO DO CERRADO MARANHENSE - VEJA FOTOS
24/08/2014
O VII Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense aconteceu mais uma vez com tudo o que tinha direito: uma grande confraternização com muito tiro, muita alegria, recorde maranhense batido, competições valendo pelos Brasileiros de Trap e de Carabina e Pistola, muitos atiradores e suas famílias, presença de atiradores de outras cidades e estados, churrascos deliciosos, lojinha do habib, medalhas e troféus, enfim, tudo de bom que esta maravilhosa competição merece e oferece.

Realizado no Clube Balsense de Tiro Desportivo – CBTD, na cidade de Balsas, dos dias 15 a 17 de agosto, sob a organização do CBTD e da Federação Maranhense, teve seus resultados válidos pelo Campeonato Maranhense 2014, pela 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola e pela 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap.

Prestigiado por atiradores de outros clubes e cidades maranhenses e também de outros estados, o Torneio do Cerrado vem se mantendo como um dos grandes torneios de tiro esportivo do Estado do Maranhão e também da Região Norte do Brasil.

E visando melhorar esta condição é que os dirigentes e atiradores do clube estão planejando em modificar e ampliar as instalações do clube, para oferecer aos atletas e associados melhores espaços para a prática de nosso esporte. A aposta é que já no ano que vem os participantes já contarão com os novos estandes.

Nada faltou. Tudo pronto na hora certa. Já na sexta-feira os estandes estavam desde cedo funcionando. Isso ajudou a aumentar o número de inscrições deste ano (185)em relação ao ano passado(125). Valmor Sacoman, presidente do CBTD, contou, como sempre, do apoio de vários associados do CBTD para poder deixar tudo pronto. Da limpeza ao reparo dos estandes, até os churrascos oferecidos aos freqüentadores, tudo passou por esta equipe. Em nome do tiro esportivo do Maranhão, a FMTE agradece o empenho do CBTD, representado por seu presidente Valmor Sacoman, em proporcionar a todos os participantes tão prazerosa competição e estada. Agradecemos ainda o jantar de confraternização oferecido pelo clube a todos os participantes, na noite do sábado e que prolongou a festa até uma hora da manhã.

A equipe de arbitragem, toda oriunda de São Luís, também esteve muito bem, garantindo o funcionamento, a organização e a apuração das 8 modalidades de tiro e das 185 inscrições realizadas. Clauber Muniz, Washington Duílo e Edenilson Furtado, mais uma vez cumpriram sua missão muito bem.

Esta edição em relação às anteriores, teve uma participação menor de atiradores de outras cidades, destacando as presenças de Francisco Farias(Presidente do CCPETI) e Renato Steckelberg de Imperatriz, presenças especiais, agradáveis e fiéis ao Torneio do Cerrado, de José Afran Mendes de Paraibano(participa de todos os Torneios), uma presença já folclórica e também das fiéis e importantes presenças dos atiradores José Augusto dos Reis e Wissam Maalouf, de São Luís. Também de São Luís, se fez presente José Ribamar de Melo Bonfim, fã fervoroso do torneio.

Damos destaque para a delegação baiana, oriunda das cidades de Barreiras e de Salvador, que vieram participar do torneio e nos prestigiar com a sua presença. Jodson Edington, Presidente da Federação Baiana de Tiro Esportivo, Helmo Frantz, Vice-Presidente da Federação Baiana de Tiro Esportivo e Edilmar Zanandrea (arma secreta da federação baiana).

Jodson, velho amigo de alguns atiradores maranhenses, duas vezes medalhista pan-americano, uma referência no tiro esportivo brasileiro, liderança política no tiro esportivo nacional, já havia participado de algumas competições no Maranhão, por ocasião das Copas São Luís, e nos fez uma bela e agradável surpresa com a sua presença no Torneio do Cerrado. Helmo e Edilmar, provenientes da cidade de Barreiras, aceitaram nosso convite e se fizeram presentes, se revelando simpáticos e agradáveis companheiros, contribuindo para iniciar um intercambio entre a Bahia e o Maranhão e ajudando a abrilhantar ainda mais nosso evento. Aos nossos companheiros baianos, nossos agradecimentos especiais.

No X Torneio de Equipes de Tiro ao Prato, tivemos a participação de 7 equipes. Individualmente tivemos a expressiva participação de 22 atiradores. A equipe vitoriosa foi a equipe Imperatriz, com Francisco Farias, Renato Steckelberg e Gilmar Blatt, que quebrou 269 pratos. A equipe vice-campeã, foi a equipe Federação Baiana, com Jodson,Helmo e Edilmar, com 260 pratos. A equipe terceiro colocada foi a equipe Federação Maranhense, com Wissam, Henrique Esser e Rudiere Fucina, que quebrou ao todo 247 pratos.

Nas provas de Trap, tivemos como destaque o atirador baiano Edilmar Zanandrea, que venceu as provas de Top 100 e Top 200. Renato Steckelberg e Henrique Esser ficaram com o segundo e terceiro lugar respectivamente no Top 200, na categoria sênior. Já na categoria máster tivemos os atiradores Francisco Farias e Helmo Frantz, com os 1º e 2º lugares. No Top 100, na categoria sênior, tivemos Edilmar Zanandrea, Gilmar Blatt e Renato Steckelberg com os 1º, 2º e 3º lugares respectivamente.

Além do Trap, as provas mais disputadas foram as de silhuetas metálicas, que nas suas três modalidades, (silhuetas .22, .22 com luneta e .38) tiveram ao todo 75 inscrições.

Na silhueta .22 – sênior, tivemos Edilmar Zanadrea, com 16 silhuetas, Oneide Fucina, com 13 silhuetas e Emir Wendler, com 13 silhuetas(perdeu no desempate), ficaram com os 1º, 2º e 3º lugares respectivamente. Na categoria máster, tivemos a vitória de Israel Carvalho, com 14 silhuetas, o segundo lugar com Helmo Frantz, com 13 silhuetas e o 3º lugar com Artêmio Pandolfo.

Na silhueta .22 luneta – sênior, tivemos a vitória de Gilmar Blatt, com 13 silhuetas, seguido de Victor César Gomes e em terceiro lugar com José Afran Mendes. Na categoria máster tivemos a vitória de José Augusto dos Reis, com 16 silhuetas derrubadas e o segundo lugar com Elvino Meier.

Na silhueta .38, tivemos a vitória de José Afran Mendes, na categoria sênior e na categoria máster tivemos a vitória de José Augusto dos Reis, com 11 silhuetas derrubadas.

Nesta etapa tivemos a estréia pela primeira vez da modalidade de Duelo 20, que teve ao todo 25 inscrições e como vencedores em suas diversas modalidades, os atiradores Jodson Edington e Wissam Maalouf, na categoria sênior e José Augusto dos Reis e Helmo Frantz na categoria máster.

Nas provas de BenchRest, o grande destaque foi o Recorde Maranhense batido por Wissam Maalouf, na prova de BenchRest-Fuzil 100 metros, que fez 195 pontos de 200 possíveis. O Recorde anterior pertencia a Ivan Fogaça, atirador do CBTD, que segurou o recorde de 192 pontos por três anos.

As 4 provas de Carabina Mira Aberta (CMA) e que são Carabina Mira Aberta 25m, Carabina Mira Aberta 50m-calibre menor, Carabina Mira Aberta 50m-calibre maior e Carabina Mira Aberta de Ar, na categoria sênior, foram vencidas pelo atirador Wissam Maalouf, que teve seus resultados válidos pela etapa do brasileiro. Emir Wendler ficou em 2º lugar em 3 das 4 provas e José Afran ficou em segundo na de CMA 50m – cal maior. Francisco Farias, na categoria máster, venceu as provas de CMA 25m e CMA 50m –cal menor.

Na única prova Olímpica que foi realizada, tivemos a participação de Francisco Farias, na prova de Pistola de Ar, com 523 pontos alcançados. Xicão é o nosso mais importante atirador de armas curtas olímpicas. Mas nem por isso ele não deixa de fazer bonito em outras modalidades, como por exemplo com seu resultado no Trap 200-máster, que lhe deu o 1º lugar no Brasil.

Ainda há muito o que falar desta bela festa do tiro esportivo maranhense e brasileira, realizada por abnegados, alguns conhecidos, muitos anônimos, que tem no tiro esportivo a sua paixão, mas que tem na amizade, no companheirismo a grande motivação para levar tudo em frente.

Para nós, o Tiro é a grande desculpa que reúne os amigos por uns poucos e maravilhosos dias, para brincar e se confraternizar, fazendo valer o lema da FMTE que é: A Confraternização Através do Tiro.

Em Balsas tivemos tudo isso.
Valeu e até o próximo Torneio do Cerrado.


Resumo das Estatísticas
Pistola de Ar Masculino - 1 inscrição
Carabina Mira Aberta 25m - 14 inscrições
Carabina Mira Aberta 50m - 14 inscrições
Carabina Mira Aberta de Ar - 20 inscrições
Duelo 20 – 25 inscrições
Bench Rest – 6 inscrições
Silhuetas Metálicas - 75 inscrições
Trap Americano - 30 inscrições


Total de Inscrições = 185 inscrições

Número de Participantes = 35 atiradores

Clique neste link e ente diretamente na página de fotos da FMTE, na Galeria do VII Torneio do Cerrado:
{ }
fonte: FMTE
Instrutores Credenciados Wir Equipamentos Gregory Armeiro Camping & Cia Paula Carvalho - Avaliação Psicológica Blog Tiro Olímpico Blog Primeiros Tiros
Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Validador
Biblioteca  |  Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes

Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B - Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441 (98) 98118-1188 whatsapp