logo federação
43 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes Validador
NOTíCIAS
voltar ao menu
FINAL DO BRASILEIRO DE CARABINA E PISTOLA - NOTÍCIAS
03/12/2014
Realizada dos dias 20 a 23 de novembro de 2014, na cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro, dentro dos estandes da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, a Final do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola de 2014 foi um sucesso em todos os sentidos.

As mais de 2100 inscrições, com a presença de centenas de atiradores de todo o Brasil, para participarem de competições de tiro de todos os calibres e distâncias (do ar comprimido ao fuzil .308- dos 10 aos 300 metros) a realização da I Copa Walther, a realização de Curso de Arbitragem da ISSF, visando a capacitação de pessoal para as Olimpíadas e a festa proporcionada pela movimentação dos atiradores da Academia do Tiro (projeto da CBTE visando o incentivo à formação de novos atiradores), tornaram esta Final em particular, uma das mais movimentadas e ricas de todos os tempos. A boa organização, como há tempos não se via, coroou de pleno êxito o grande evento.

Delegações uniformizadas de praticamente todos os estados do Brasil, estiveram presentes. Vimos delegações organizadas do Rio Grande do Sul (uniforme mais bonito), de Santa Catarina, do Espírito Santo, do Distrito Federal (grande delegação), do Piauí, de São Paulo, do Ceará (grande delegação e a campeã do evento), da Bahia, de Alagoas, de Minas Gerais entre outras.
Na arbitragem o Maranhão teve representação também. Johnson Willis participou do Curso de arbitragem, tendo êxito e se tornou o mais novo árbitro Internacional da ISSF. Clauber Muniz, também participou, mas como árbitro da competição, além de fazer reciclagem no mesmo curso.

A Copa Walther (Walther é o nome de um dos mais conceituados fabricantes de armas no mundo, tanto esportivas como de defesa) foi uma novidade e teve sucesso em sua promoção. O sistema de confronto em formato de duelo, deu uma dinâmica toda especial e tornou o torneio interessante e atraente aos espectadores. A premiação foi super recompensadora, pois além de medalhas os dois primeiros colocados das duas modalidades em disputa, ganharam uma pistola de ar e uma carabina de ar.
A Federação Maranhense apoiou seus atiradores com transporte do Rio para Resende, uniforme, com hospedagem e algumas passagens. A Secretaria de Esportes do Estado ajudou a FMTE com algumas destas passagens. Aproveitamos para agradecer a Secretaria pelo apoio.

Um clima tranqüilo e de confraternização tomou conta da viagem e da competição o tempo todo. A grandiosidade do polígono de tiro da AMAN, a beleza da paisagem do entorno, a alegria em rever os velhos companheiros de tiro de todo Brasil, contribuíram para isso. À noite as atrações de Penedo, (Casa do Fritz), ou o bar Guela Seca em frente ao Hotel Castel Plaza, onde se alojou a nossa delegação, eram as atrações.

As conquistas mais emocionantes foram a vitória de Rui Duarte, que venceu a prova de Carabina de Ar Olímpica, tornando-se campeão brasileiro, os dois primeiros lugares conquistados por José Augusto dos Reis nas modalidades de Bench-Rest (Custom e PCP), em uma disputa acirrada contra atiradores e equipamentos de 1ª linha, dando um grande retorno à sua dedicação e investimento em equipamento, a alegria da conquista do 2º lugar na prova de Carabina Mira Aberta 50 metros – Calibre Maior – Classe B, pelo atirador Fábio Bessa, resultado esse que coroou o tempo e o esforço despendido por ele em muitos anos. As nossas meninas Rosinete Teixeira e Alessandra Mendes também trouxeram muitas medalhas e títulos, com destaque a Rose que brigou com as principais atiradoras do Brasil. Temos o jovem Pablo, estreante em viagens e que também trouxe sua medalhinha. Alysson Marquezelli, apesar de não ganhar medalha, conquistou o título brasileiro de terceiro lugar na prova de Carabina Mira Aberta de Ar.

No mais a nossa equipe se comportou bem e cumpriu sua missão, levando várias vezes a bandeira do Maranhão e de nossa Federação ao alto do podium.

Parabéns a todos os nossos atletas participantes desta competição e que representaram o Estado do Maranhão no Tiro Esportivo.

A grande equipe do Maranhão foi composta de 14 pessoas, sendo elas Alysson Marquezelli, Alessandra Mendes, Anderson Gomes, Clauber Muniz, Carlos Araújo, Fábio Bessa, José Afran Mendes, José Augusto dos Reis, José Olavo Reis, Johnson Willis, Pablo Santos, Rui Duarte, Rosinete Teixeira e Wissam Maalouf.

Essa valente equipe trouxe muitas medalhas e títulos brasileiros. Ao todo foram 12 medalhas e 11 títulos brasileiros

Medalhas:
RUI MANUEL DA COSTA DUARTE
Carabina de Ar Olímpica – Categoria Máster – 1º lugar
Carabina Deitado – Categoria Máster – 3º lugar
Carabina Mira Aberta de Ar – Categoria Máster – 3º lugar

ROSINETE DO NASCIMENTO TEIXEIRA
Carabina Mira Aberta de Ar – Categoria Dama – 2º lugar
Carabina Mira Aberta 50 metros – Calibre Menor - Categoria Dama – 3º lugar
Carabina Mira Aberta 25 metros – Categoria Dama – 3º lugar

JOSÉ AUGUSTO DOS REIS
USBR Fogo Circular Custom – Principal – 1º lugar
USBR Ar Comprimido PCP - Principal - Classe B – 1º lugar

ALESSANDRA MENDES LOPES
Carabina Mira Aberta 25 metros – Categoria Dama-Júnior – 2º lugar
Carabina Mira Aberta 50 metros – Calibre Menor - Categoria Dama-Jùnior – 2º lugar

FÁBIO BESSA
Carabina Mira Aberta 50 metros – Calibre Maior – Classe B - Categoria Sênior – 2º lugar

PABLO EDUARDO SILVA SANTOS
Carabina Deitado - Categoria Júnior – 3º lugar


Títulos alcançados pelos atiradores maranhenses em 2014

RUI MANUEL DA COSTA DUARTE
Campeão Brasileiro na Prova de Carabina de Ar Olímpica - Categoria Máster
Terceiro Lugar na Prova de Carabina Deitado - Categoria Máster
Terceiro Lugar na Prova de Carabina Mira Aberta de Ar - Categoria Máster

ROSINETE DO NASCIMENTO TEIXEIRA
Vice-Campeã Brasileira na Prova de Carabina Mira Aberta 50 metros – Calibre Menor - Categoria Dama
Vice-Campeã Brasileira na Prova de Carabina Mira Aberta de Ar - Categoria Dama
Terceiro Lugar na Prova de Carabina Mira Aberta 25 metros - Categoria Dama

ALESSANDRA MENDES LOPES
Vice-Campeã Brasileira na Prova de Carabina Mira Aberta 25 metros - Categoria Dama-Júnior
Vice-Campeã Brasileira na Prova de Carabina Mira Aberta 50 metros – Calibre Menor - Categoria Dama-Júnior

JOSÉ AUGUSTO DOS REIS
Terceiro Lugar na Prova de USBR Bench Rest Oficial Custom – Categoria Principal

ALYSSON MARQUEZELLI SIMEÃO ALMEIDA
Terceiro Lugar na Prova de Carabina Mira Aberta de Ar - Categoria Sênior - Classe A

PABLO EDUARDO SILVA SANTOS
Campeão Brasileiro na Prova de Carabina Deitado - Categoria Júnior
fonte: FMTE
Instrutores Credenciados Wir Equipamentos Gregory Armeiro Camping & Cia Paula Carvalho - Avaliação Psicológica Blog Tiro Olímpico Blog Primeiros Tiros
Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Validador
Biblioteca  |  Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes

Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B - Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441 (98) 98118-1188 whatsapp