logo federação
44 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes Validador
NOTíCIAS
voltar ao menu
RELATÓRIO E ESTATÍSTICAS DO TORNEIO DA AMAZÔNIA 2014
19/09/2014
O Torneio da Amazônia 2014 foi realizado na cidade de Imperatriz, no Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz - CCPETI, no período de 12 a 14 de setembro, valendo pela 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola e pelo Campeonato Maranhense 2014.

Nesta edição do Torneio, atiradores de São Luís, Balsas, Açailândia, Belém e Araguaína, além de Imperatriz, participaram com muita alegria das competições.

O Presidente do CCPETI, Francisco Farias, deixou os estandes impecáveis, prontos e arrumados como nunca antes, realmente um “brinco”, como se costuma falar no jargão popular. O carisma, a alegria e seu jeito único de ser, fazem com que todos tenham muito carinho e um grande apreço de estar junto de nosso Francisco Farias, também conhecido como Chicão ou Chico Sarney (reparem os bigodinhos).

A ele, o Tiro do Maranhão tem uma grande dívida por toda sua dedicação e amor por nosso esporte. Seja como dirigente, seja como atirador, o trabalho e a luta de Francisco Farias em prol do Tiro Esportivo é merecedor do nosso mais profundo respeito, assim como, do reconhecimento pela Federação Maranhense de Tiro Esportivo por toda sua dedicação e importância ao nosso esporte. Obrigado por tudo Chicão.

A arbitragem foi composta pelos árbitros Clauber Muniz e Edenilson Furtado, que mais uma vez desempenharam seu papel de forma muito competente e de superação, pois a ausência por motivos de força maior, de um terceiro árbitro, os obrigou a trabalhar dobrado para compensar a falta do companheiro.

Do Tocantins, tivemos a presença dos atiradores Ettori Ricardi e Max Saldanha Athayde. Max Athayde além de atirador é o Presidente da Federação de Tiro Esportivo do Tocantins e um velho conhecido e freqüentador dos estandes maranhenses. Sua presença alegra e movimenta o ambiente do tiro. O Ettori Ricardi também já é freqüentador dos estandes maranhenses e também sua presença é muito alegre e simpática.

De Belém, tivemos mais uma vez a presença de Arles Brandão e sua família. Arles atirou bastante e participou dos dias alegres entre os companheiros em Imperatriz. E falando do Pará, foi sentida a ausência do atirador Rubinete Nazaré, sempre presente e prestigiando os Torneios da Amazônia (foi co-fundador do Torneio da Amazônia). Além dele sentimos a falta de Dennis Jennings e Marupiara Guerra, assíduos freqüentadores.

A delegação balsense, capitaneada pelo seu presidente Valmor Sacoman, que promoveu a festa do tiro há um mês em Balsas, (Torneio do Cerrado) é também merecedor do respeito e reconhecimento da Federação Maranhense de Tiro Esportivo por seu trabalho à frente do CBTD. Acompanharam Valmor, além de seus familiares, os atiradores Oneide Fucina, Henrique Esser e Emir Wendler. Toda essa turma de Balsas é uma simpatia e anima qualquer lugar onde chegam.

De Açailândia tivemos a participação do casal atirador, Anderson Gomes e Rose Teixeira, presenças marcantes no tiro esportivo maranhense, tanto por sua animação quanto pelos resultados obtidos por ambos em competições.

De Imperatriz tivemos inúmeros atiradores participantes e presentes, alguns se federando pela primeira vez. Em nome deles escolhemos o atirador Renato Steckelberg para agradecer sua participação. E registramos também que Renato e seu irmão e sócio Julian, apoiaram a FMTE, ao ceder em sua Pousada Ponta do Sol, um quarto destinado para a arbitragem do Torneio da Amazônia. A FMTE agradece.

E falando das estatísticas e resultados dos atiradores, registramos que este Torneio teve a participação de 22 atiradores com 121 inscrições ao todo. Quatro equipes foram inscritas ao todo, para o torneio de Trap.

Os grandes resultados obtidos no Trap foram alcançados por Max Athayde, Francisco Farias e Valmor Sacoman, respectivamente 1º, 2º e 3º lugar no Top 100 (100 pratos) da categoria máster (acima de 55 anos). Na categoria sênior (21 a 55 anos) tivemos na mesma seqüência, Anderson Gomes, Ettori Ricardi e Aluísio Fernandes. No Top 200, tivemos na categoria sênior, vitória com Anderson Gomes, seguido de Renato Steckelberg e em terceiro lugar Ettori Ricardi. Na categoria máster do Top 200, tivemos Max Athayde em primeiro e Francisco Farias em segundo.

Na disputa por equipes, a equipe de Imperatriz foi a vitoriosa e campeã do torneio. A equipe de Tocantins ficou em segundo, a equipe Jabuti ficou em terceiro e a equipe de Balsas em quarto.

Nas provas de CMA (Carabina Mira Aberta) e nas provas de Duelo 20, o atirador Wissam Maalouf venceu todas as 8 diferentes modalidades na categoria sênior. Emir Wendler e Arles Brandão se revezavam nas segundas e terceiras colocações. Na categoria máster Francisco Farias foi o vencedor de maioria das competições, assim como Rose Teixiera foi a grande vencedora na categoria dama. Francisco Farias ainda venceu as 4 provas olímpicas de armas curtas.

Nas modalidades do BenchRest, Anderson Gomes venceu no ar comprimido de PCP, seguido por Emir Wendler e Ettori Ricardi. Na modalidade de .22 Custom 50 metros o vencedor foi Wissam Maalouf, seguido de Anderson Gomes e Renato Steckelberg. Ettore Ricardi venceu a modalidade de .22 sporter 50 metros.

Em todos os outros aspectos o Torneio da Amazônia foi maravilhoso, principalmente na alegria e descontração (basta ver as fotos) proporcionados pelos 3 dias de competição, onde os velhos companheiros de tiro tiveram a oportunidade de se reencontrar e celebrar a amizade.

Este foi um breve e sucinto relato de alguns dos acontecimentos ocorridos nestes 3 dias de competição na cidade de Imperatriz, onde mais uma vez a Confraternização Através do Tiro saiu vitoriosa.
fonte: FMTE
Instrutores Credenciados Wir Equipamentos Gregory Armeiro Camping & Cia Paula Carvalho - Avaliação Psicológica Blog Tiro Olímpico Blog Primeiros Tiros
Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Validador
Biblioteca  |  Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes

Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B
Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441
(98) 98118-1188 whatsapp