Em sua segunda edição,(a 1ª edição foi em Cali, em 2021) os Jogos Pan Americanos Júnior, a serem realizados na cidade de Assunção, no vizinho Paraguay, de 7 a 13 de agosto de 2025, é uma oportunidade ímpar para os atletas da categoria Júnior (até 21 anos), quando eles têm vão participar de uma competição de grandeza e importância equivalentes aos Jogos Pan Americanos, mas todo voltado apenas a eles.
E é neste cenário que teremos pela 1ª vez na história do Tiro Esportivo do Maranhão, a participação de um atleta a nos representar lá. Na verdade, uma atleta. Ela é Camila Maalouf, atleta do Tiro Esportivo, na modalidade Olímpica da Pistola de Ar Feminino, e que participa também da modalidade de Pistola de Ar Mista.
Camila tem sua filiação originária ao Clube de Atiradores do Maranhão - CLAM, clube onde realiza seus treinamentos, e também ao Clube de Caça, Pesca e Tiro do Maranhão, e também filiada à Federação Maranhense de Tiro Esportivo - FMTE.
Essa história começou ainda este ano, em janeiro, quando ela participou de uma seletiva na cidade do Rio de Janeiro, conquistando uma vaga para integrar a Equipe Brasileira Júnior.
Essa conquista inédita deu o direito a ela participar do I Campeonato das Américas Júnior - CAT Júnior, realizado em Assunção no Paraguay, em fevereiro, evento este que foi classificatório para os Jogos Pan Americanos Júnior, a serem realizados em agosto, na mesma Assunção.
E Camila foi lá, em sua 1ª experiência internacional, e conquistou uma das duas vagas que o Brasil tinha direito para estes Jogos, na modalidade de Pistola de Ar.
Desde então ela vem se preparando, aumentando o ritmo de treinos constantemente. Esta semana e nas outras três seguintes, até o dia 14 de agosto, Camila passará por uma maratona intensa de treinos, competições e viagens.
Uma experiência incomparável, mas digna de quem vive o esporte de alto rendimento.
Na semana de 16 a 21 de julho, Camila estará no Rio de Janeiro, participando do 3º Treinamento Centralizado, com treinos e provas preparatórias, em seguida, ainda no dia 21, ela viajará a Fortaleza, no Ceará, onde participará de treinamentos e do 53º Torneio Norte e Nordeste, quando além de vestir a camisa do Brasil, ela estará defendendo as cores da bandeira do Maranhão, na disputa por preciosos pontos pelo Torneio.
E saindo de Fortaleza, ela passará 3 dias em casa, em São Luís, de onde parte de volta ao Rio de Janeiro para reencontrar a equipe Júnior do Brasil, participar de mais 4 dias de Camp Trainning, e de lá se juntar com o Time Brasil do COB, com várias outras modalidades esportivas, e partir em definitivo para Assunção, no Paraguay, para os Jogos Pan Americanos.
É uma jornada longa, cansativa mais cheia de experiências positivas e enriquecedoras, muito importantes para essa turminha que está começando a trilhar os caminhos dos esportes de alto rendimento.
Essa jornada foi montada e está sendo apoiada totalmente pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo. O Comitê Olímpico do Brasil, também participa dessa caminhada ao endereçar recursos das loterias para este fim. Parabéns a essas duas entidades.
Não nos esqueçamos também da Federação Maranhense de Tiro Esportivo, entidade berço, que preparou o caminho, deu todas as condições técnicas, promoveu competições e ambiente para que esta atleta tivesse se desenvolvido a um determinado nível, nível este suficiente para ser avistado pela CBTE e ser alçada a seus braços. E nesse caminho se incluem o clube , os pais etc...
Uma das alegrias e também fonte de muita emoção de Camila, foi o recebimento do enxoval de roupas, que o Comitê Olímpico Brasileiro entrega a cada um de seus atletas e também à comissão técnica, quando eles representam o Brasil em missões no exterior. Ela recebeu, tênis, meias, bermudas, camisetas, jaqueta de podium, jaqueta para frio, calças, mochila etc... tudo com o símbolo olímpico e do COB.
Agora devemos desejar boa sorte à nossa atleta do Tiro Esportivo, que será a primeira maranhense presente em um evento como os Jogos Pan Americanos, em nosso esporte.
Boa sorte Camila.
Que mais atletas do Maranhão consigam este feito