logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8ª RM
18/11/2023

Final do Campeonato Maranhense de 2023 - Fotos, Notícias e Resultados

Após um longo ano de competições chegou ao fim a temporada de 2023 do Campeonato Maranhense com a realização do seu último evento, que foi a FINAL DO CAMPEONATO MARANHENSE DE CARABINA, PISTOLA E RIFLE 2023.

Realizado de 9 a 12 de novembro, concomitantemente com a 10ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle, nos estandes do Clube de Caça, Pesca e Tiro do Maranhão - CAPETIM, no município de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís, o evento foi um sucesso e contou com a presença de dezenas de atiradores de todo o Maranhão.

Foram 4 dias de muita competição, tendo finalizado com 745 inscrições e definindo os Campeões Maranhenses de 2023.

Para concorrer às medalhas e títulos do Campeonato Maranhense de 2023 os participantes precisariam seguir as seguintes regras (estabelecidas em Assembleia realizada em fevereiro de 2023) para se tornarem elegíveis.

Dentre as 10 etapas oferecidas ao longo do calendário, o atleta deve participar de ao menos 3 etapas (que tem peso 1) em seu clube ( se participar de mais etapas e o resultado for superior ao de qualquer uma das 3 etapas já disputadas, o resultado superior substitui o resultado menor), participar obrigatoriamente de um evento Regional (que tem peso 2) no âmbito da FMTE (em 2023 os eventos Regionais considerados foram o 51º Torneio NNE/Torneio do Cerrado/Copa Imperatriz) e participar também obrigatoriamente da Final do Campeonato Maranhense (que tem peso 3).

Estes 5 resultados/participações/etapas são somados e seu resultado define os Campeões Maranhenses além de gerar um Ranking qualificado de todos aqueles que cumpriram todas as etapas. (Ver no site em Campeonato aqueles que tem gerado a Classificação ? quando aparece 1º/2º/3º/4º etc....) Os que não cumpriram alguma parte do processo não tem essa classificação e não aparece nada no campo correspondente.

Neste sistema, aqueles que disputam o campeonato maranhense deverão ao menos uma vez na temporada sair de casa para competir em outra cidade, e isso é muito positivo porque esse movimento traz integração, traz experiência, traz melhoria nos relacionamentos interpessoais, e traz mais colorido para a competição, e é onde o Maranhão conhece o Maranhão.

Sobre a Final do Maranhense a FMTE tem muito a agradecer ao Clube de Caça, Pesca e Tiro do Maranhão-CAPETIM, pelo grande apoio ao ceder suas instalações para a realização das competições.

Um muito obrigado ao Presidente, Edgar Ferreira que deixou tudo pronto para receber os quase 100 atletas que se dirigiram ao clube para o evento.

Além de Edgar Ferreira, tivemos presentes presidentes de outros clubes maranhenses que foram prestigiar o evento, como Rogério Macedo, Presidente do Clube 7,62 de Imperatriz, Evandro Gomes, do Clube Waffen, de São Luís, Rayron Barbosa, do Clube Barbosa de Colinas, Alberto Saboia, presidente do Clube Combathe, também de Colinas e Antônio Luís, do Clube Tiro e Ação de Grajaú. Obrigado Presidentes pela presença.

A organização teve como ponto positivo a implementação da obrigatoriedade da realização das inscrições via sistema da FMTE, que permitiu dimensionar quantidade de atletas e inscrições, além de facilitar a questão dos controles e pagamento das mesmas.

A instituição de programa com horários rígidos (com uma alteração apenas), permitiu a oferta das diversas modalidades praticadas pela FMTE para todos os participantes do Campeonato. Com isso, podemos afirmar que a totalidades dos atletas puderam participar das provas previamente inscritas por eles.

Foi a primeira vez que a FMTE realizou um Campeonato nesta forma. Com a adoção de regional, final, sistema de pesos, etc... O rápido crescimento e o aumento expressivo de novos clubes nos obrigaram a fazer alteração no formato. Isso tudo será avaliado mais detalhadamente em momento oportuno, mas já podemos concluir que o tiro esportivo maranhense amadureceu e conseguiu replicar em âmbito estadual o que outras grandes federações já realizam há anos, além de seguir o padrão da própria CBTE.

Os destaques da competição foram os atletas. A grande participação de atletas coroa o trabalho de todo um ano em prol do Tiro. Claro que poderiam ter vindo mais, mas face à atmosfera política, dificuldades operacionais (CR/Guias/Munição etc...), a novidade do formato do próprio campeonato (muitos associados ainda não assimilaram como funciona), podemos dizer que apesar disto tudo, conseguimos realizar um grande evento e fechar com chave de ouro o Campeonato Maranhense de 2023.

A arbitragem também fez parte deste sucesso, sem eles tudo seria mais difícil ou não ocorreria. Parabéns ao trabalho de árbitro de Clauber Muniz, Washington Duílo, Francisco Fábio, Sidinei Parisotto, Fernando Confortin, Johnson Willis(Delegado Técnico do CAPETIM junto à CBTE), José Augusto Carvalho(também Diretor de Armas Longas da FMTE) e aos auxiliares João Pedro e Luís.

Em destaque tivemos a equipe do Clube 7,62 que chegou com uma delegação de 10 atiradores, organizados, uniformizados, e que participaram intensamente das competições, confirmando seu favoritismo e ganhando grande parte das premiações. Um exemplo de clube a ser seguido pelos demais congêneres do nosso Estado.

Já sobre o Campeonato Maranhense InterClubes, tivemos também a definição dos Clubes Campeões do Maranhão. Em um Campeonato de 10 etapas, onde se aproveitam os resultados das 5 melhores etapas, com 18 clubes com possibilidade de disputa, tivemos a sagração dos Clubes que mais formaram equipes e onde além disso os resultados destas equipes formadas tenha sido superior aos resultados das demais equipes.

Em cima disto, com o fim do Campeonato um Ranking Geral dos Clubes foi montado de acordo com o desempenho e participação dos mesmos. Um clube organizado, com presidente e diretorias motivados, conseguem levar seus filiados a resultados incríveis, mostrando o DNA do clube e suas motivações.

Mas não foi surpresa o bicampeonato do Clube Imperatrizense de Tiro Esportivo - 7,62 - CITEP, que desde a primeira etapa já se mostrou determinado, organizado e focado em levar mais um Título de Clube Campeão.

E foi isso que aconteceu. Parabéns a todos os associados do 7,62, que se uniram em torno de sua diretoria, de seu presidente, e mostraram sua vontade e determinação. Rogério Macedo, sem dúvida liderou essa campanha e merece o título e a glória desta vitória maravilhosa.

Como Vice-Campeão, tivemos o tradicional Clube de Atiradores do Maranhão, o CLAM, que rivalizou de mais perto com o 7,62, mas sem nunca ameaçar o favoritismo do clube tocantinense e cuja ausência do seu presidente foi sentida. E para finalizar, tivemos em terceiro colocado, o Clube Balsense de Tiro Desportivo-CBTD (que são os atuais Campeões Maranhenses de Trap Nacional), que vem crescendo de forma consistente e avançou de forma considerável nos resultados individuais de seus atletas e por conseguinte no de equipes.

A promessa para o ano que vem é que os Balsenses virão com mais força e organização e desde já ameaçam a hegemonia dos imperatrizenses.

Após quatro dias de competições, os últimos disparos foram ouvidos por volta das 13horas do domingo dia 12 de novembro, tendo o anúncio dos resultados e premiação das medalhas da prova presencial se iniciado pelas 16 horas, após o almoço de confraternização servido na sede social do CAPETIM.

Vale lembrar que os atletas maranhenses das diversas cidades, em diversas ocasiões se reuniam extra estande para confraternizar, como os churrascos oferecidos após as competições no CAPETIM ou em outros lugares.

Atletas de São Luís, São José de Ribamar, São Vicente Ferrer, Balsas, Imperatriz, Grajaú, Pedreiras, Santa Inês, Bernardo do Mearim, Colinas, Barra do Corda e outras localidades, se encontraram em São Luís e fizeram juntos uma bonita festa.

Este evento, a Final do Campeonato Maranhense de Carabina, Pistola e Rifle, com muita alegria e confraternização, justificando, ratificando e glorificando mais uma vez o lema da FMTE, que é A Confraternização Através do Tiro.

Muito Obrigado a Todos
A FMTE
logo academia do tiro