logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
15/12/2019

Inaugurado o Novo Estande de Ar Comprimido Olímpico do CLAM

Foi inaugurado neste último dia 13 de dezembro de 2019, às 17:00h, nas dependências do Clube de Atiradores do Maranhão – CLAM, um novo estande de tiro. Um espaço destinado exclusivamente à pratica com armas de ar comprimido, no calibre 4,5mm.

São 4 postos de tiro, montados em um espaço claro, com iluminação adequada, dotados de transportadores de alvos novos e modernos, tendo todas as condições técnicas sido observadas e implantadas, transformando este espaço em um estande oficial, seguindo os padrões da ISSF.

Além disso, as paredes foram adornadas com troféus, quadros e documentos pertencentes a Abílio Francisco de Lima Filho, todos cedidos pelos seus familiares.

Desde o primeiro momento da construção do estande, a ideia de homenagear Abílio Francisco de Lima Filho esteve presente.

Abílio Lima, foi o fundador e primeiro presidente que a Federação Maranhense de Tiro Esportivo teve. Em 01/06/1975, data oficial da fundação da FMTE, ele, juntamente com Alberto Tavares e Manuel Octávio Soares, ambos presentes na cerimônia de inauguração, e outros co-fundadores, fundaram a então Federação de Tiro ao Alvo do Maranhão – FTAM.

Para alcançarem seus objetivos, tiveram que atender a legislação e fundar um novo clube. Daí surgiu o CLAM, Clube de Atiradores do Maranhão, tendo também Abílo como seu fundador e primeiro presidente.

Com o recém falecimento de Abílio Lima, e a disponibiliação de um espaço nas dependências do CLAM, a FMTE encabeçou e montou um projeto envolvendo as duas entidades, tendo como resultado, o belíssimo Estande Ar Comprimido Olímpico Abílio Francisco de Lima Filho.

Na cerimônia de inauguração, foi convidada a família do homenageado, tendo comparecidos, a esposa, filhos e netos. Foram também convidados todos os membros da comunidade do Tiro Esportivo do Maranhão, além dos convidados especiais, Alberto Tavares Vieira da Silva e Manuel Octávio Soares, companheiros de tiro de Abílio e co-fundadores da FMTE.

Um coquetel foi servido aos quase 70 convidados presentes, tendo o Presidente da FMTE, Wissam Maalouf, aberto os trabalhos, convidando todos ao centro do pátio do CLAM, e proferindo um discurso explicando todo o trabalho da construção e a história da FMTE com Abílio.

Logo após, chamou a filha de Abílio, para que ela desse um testemunho da história de seu pai com o mundo do Tiro. E foi um testemunho rico e com muitas passagens curiosas e interessantes.

Após a filha de Abílio, quem falou foi Nagib Feres, presidente do CLAM, que também teceu palavras sobre Abílio e o estande.

Manuel Octávio e Alberto Tavares, também foram convidados a falar, e como era de se esperar, ambos deram testemunhos riquíssimos de todo o processo de inicialização da FMTE e sua convivência de muito perto com Abílio.

Logo após, a Senhora Socorro Lima, viúva de Abílio, foi convidada a ir ao Estande para o ato formal de inauguração, quando ela descerrou a placa de inauguração.

Logo a seguir, o filho de Abílio foi convidado a dar o Tiro Inaugural, quando ele disparou com uma carabina de ar, dando encerramento à Cerimônia de Inauguração.

Após isso, todos os convidados foram chamados a conhecer e disparar no novo estande, inclusive a viúva e a neta de Abílio, que protagonizaram um momento emocionante e inesquecível.

O balanço final foi muito bom, tendo o Maranhão inaugurado um espaço de primeiro nível e o disponibilizado à sua comunidade do tiro.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/04
logo academia do tiro