logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
18/12/2020

Equipe do Maranhão é a Quarta Colocada Geral no Campeonato Brasileiro

Brasileiro 2020

“Equipe Maranhense de Tiro Esportivo fica classificada em 4º Lugar no computo geral das 19 federações de tiro esportivo presentes no Rio de Janeiro” - “Maranhenses batem 3 Recordes brasileiros e vencem 24 Provas/Categorias das quais participaram” – “O maior resultado já alcançado por uma equipe de Tiro do Maranhão, desde 2005, quando fomos Campeões Brasileiros em Fortaleza no Ceará”

Diversas manchetes poderiam ser usadas para enaltecer e glorificar o feito maranhense, que de tão grande ainda não foi totalmente contabilizado. Mas vamos começar a contar a estória como ela aconteceu.

Realizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, dos dias 8 a 13 de dezembro de 2020, em sua 49ª edição, nos estandes do Centro Nacional de Tiro Esportivo, o Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola, Rifle e Tiro ao Prato Olímpico 2020 – Centenário das Primeiras Medalhas Olímpicas Brasileiras, foi um sucesso total em todos os sentidos. Um sucesso retumbante.

Realizado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo-CBTE em conjunto com a Comissão Desportiva Militar, o evento foi marcado por um grande desafio chamado Pandemia do COVID 19, que limitou fortemente muitas ações, mas que com os devidos cuidados e protocolos, conseguiu seguir adiante e realizar uma das poucas e gigantescas competições em nível nacional este ano no Brasil.

O ano de 2020 foi um ano onde todo o esporte do Brasil tem um importante feito a comemorar: a conquista em 1920, portanto 100 anos atrás, durante os Jogos Olímpicos da Antuérpia, das suas três primeiras medalhas olímpicas que este país ganhou em todos os esportes em todos os tempos. E este feito foi através de nosso Tiro Esportivo. Ganhamos neste evento três medalhas: um ouro, uma prata e um bronze.

Este evento foi eivado de atrações e novidades, como a realização da Prova Comemorativa dos 100 anos, onde se fez uma prova idêntica à que Guilherme Paraense participou e ganhou sua medalha de ouro. Cenários, regulamento, alvos, arma, tudo foi idêntico ao que ocorreu 100 anos atrás.

A presença de diversas autoridades, autoridades militares e até do Ministro da Defesa, também engrandeceram o evento, que teve ao todo 2953 inscrições de provas, um número grandioso que mostra a credibilidade da CBTE e o crescimento do Tiro Esportivo no Brasil.

A presença do Comitê Olímpico Brasileiro-COB, a presença e o lançamento pelos Correios de selos e moedas comemorativas, a exposição itinerante das Provas do Centenário das Medalhas entre outras atrações, deixou o evento muito rico ao público ali presente.

A Federação Maranhense de Tiro Esportivo-FMTE, não poderia deixar de participar deste grande acontecimento. Com uma equipe montada e preparada de 24 atletas, a FMTE se fez presente para participar de 30 das 39 provas possíveis que foram oferecidas nestes 4 dias de competição.

Infelizmente o ponto fraco das equipes da FMTE é a ausência de atletas do sexo feminino, nos fazendo deixar de disputar 5 competições diferentes.

Integraram a delegação maranhense 24 atletas, e parte importante de sua diretoria. Estavam presentes o Presidente da FMTE, Wissam Maalouf, os Diretores de Armas Longas e Armas Curtas, José Augusto Lima e Paulo Guimarães, respectivamente, além dos presidentes do Clube de Atiradores do Maranhão-CLAM, Nagib Feres, e o Presidente do Clube Imperatrizense de Tiro Esportivo 7,62, Rogério Macedo.

Temos que enaltecer o apoio dado pelo Governo do Estado do Maranhão, na pessoa do Secretário de Esporte e Lazer, Sr. Rogério Cafeteira, que apoiou a FMTE com a doação de passagens para atletas do selecionado maranhense.

A Equipe da FMTE se fez presente devidamente uniformizada em um dos uniformes mais bonitos que ja foram feitos para nosso Tiro Esportivo.

Veja aqui a equipe de tiro esportivo do Maranhão que representou nosso estado no Rio de Janeiro. São eles: Alexandre Martins Braga, Diego Mamede Barbosa Vieira, Edgar César Cordeiro Ferreira, Emir Wendler, Francisco Raimundo de Brito Filho, Hélder Pereira Borges, Jairon Gell Meneses Aguiar, Johnson Willis da Silva Lopes, Johnny Maxuell Vasconcelos Bezerra Araújo, José Augusto Lima Carvalho, José Olavo Gonçalves Reis, José Raimundo dos Santos Júnior, Juliane Chaves Ferreira, Júlio César Costa Ferreira Neto , Marcelo Alves Duarte, Nagib Jorge Feres , Paulo Victor Tavares Holanda Cavalcante , Raimundo de Sousa Pereira , Raimundo Jones Borralho dos Santos , Sérgio Paulo Ferreira Guimarães, Sérgio Anthony de Mesquita Guimarães, Rui Manuel da Costa Duarte, Rogério Cardoso Macedo e Wissam Elias Maalouf.

A FMTE parabeniza toda a organização deste evento grandioso e também parabeniza todos os seus atletas participantes e integrantes desta Prova que veio ficar definitivamente marcada na história.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro