logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
28/11/2012

Atiradores Maranhenses Regressam do Rio de Janeiro com Títulos Brasileiros - 15 Títulos ao Todo

Retornaram nesta segunda-feira provenientes da cidade do Rio de Janeiro, 6 atletas do Tiro Esportivo que representaram o Estado do Maranhão na Final do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, realizado dos dias 23 a 25 de novembro, nos estandes do CNTE - Centro Nacional de Tiro Esportivo, palco dos Jogos Pan-Americanos 2007 e também das competições de Tiro nos próximos Jogos Olímpicos de 2016.

Foram eles: Alysson Marquezelli, Ben-Hur da Nóbrega, Francisco Farias, José Augusto dos Reis, José Olavo Reis e Rui Duarte.
Trouxeram ao nosso estado o total de 15 títulos, sendo 6 de Campeão, 6 de Vice-Campeão e 3 de Terceiro Lugar.

Um CNTE abarrotado de atletas (cerca de 750 participações e mais de 1200 inscrições) - fato marcante representativo da expansão do Tiro Esportivo e da valorização da importância das Finais do Brasileiro para atiradores de todo o Brasil.

Em um ambiente de muita competitividade, fazer um bom resultado na Final era essencial para quem almejava a conquista de algum título. Para quem ainda não compreendeu como funciona o Campeonato Brasileiro vamos dar uma breve explicação para um melhor entendimento.

Ao longo do ano, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo - CBTE, realiza 10 etapas sendo, em média, uma por mês. O atirador deve participar de, no mínimo, 4 etapas.
O Ranking Brasileiro é formado por 10 etapas, sendo que são contabilizadas apenas as 4 melhores etapas do atleta ao longo do ano, ou seja, se o atirador participar integralmente das 10 etapas ele terá seu ranking formado por apenas a soma dos 4 melhores resultados que ele obteve ao longo deste ano.

Estes 4 resultados serão somados e este somatório será dividido por 4, obtendo-se a média do atirador.
Esta média será somada ao resultado que o atirador obtiver na Final do Brasileiro, resultando no valor final que será comparado aos dos outros atiradores e definirá, então, os títulos brasileiros. Aquele com a maior soma será o Campeão Brasileiro.

Sendo assim, vejamos os resultados finais e títulos conquistados por nossos atiradores no Campeoonato Brasileiro de 2012.

ALYSSON MARQUEZELLI
Campeão Brasileiro de Carabina de Ar Olímpica - Categoria Sênior (entre 21 e 55 anos) - Classe C (ano que vem ele subirá para a Classe B)

A Prova de Carabina de Ar Olímpica consiste em dar 60 tiros, em um tempo de 1h45 a 10 metros de distancia, sendo que o resultado máximo é de 600 pontos, ou seja, o atirador pode dar no máximo 60 tiros no dez. A munição é em calibre 4,5mm, o nosso famoso chumbinho.

Para exemplificar o que dissemos anteriormente, vamos detalhar apenas com o exemplo do atirador Alysson, os números de como ele obteve este resultado.

A soma das 4 melhores pontuações de Alysson em 2012 deu o seguinte resultado: 570 + 570 + 566 + 564 = 2270 cuja média é 567,5 pontos. Estes 567,5 pontos são somados ao resultado da sua participação na Final do Brasileiro (competição de peso de 50%), que neste ano foi de 566 pontos. Então 567,5 pontos + 566 pontos dão o resultado final de 1133,50 pontos. Este foi o maior resultado alcançado nesta prova e nesta categoria consagrando assim nosso atirador como Campeão Brasileiro.

RUI DUARTE
Vice-Campeão Brasileiro na Prova de Carabina de Ar Olímpica - Categoria Máster (Acima de 55 anos)
Terceiro Lugar na Prova de Carabina Deitado - Categoria Máster
Terceiro Lugar na Prova de Carabina Mira Aberta de Ar - Categoria Máster

Rui Duarte suou muito para obter estes títulos, pois uma disputa interna em sua categoria exigiu grande dedicação aos treinos, investimentos altos em equipamentos e muita força de vontade e motivação. Rui se dedicou bastante, chegando à Final em condição de disputar o título de campeão, mas infelizmente não foi o ‘seu dia‘, alcançando no dia da Final do Brasileiro um resultado inferior ao de costume, posicionando sua média para baixo. Na prova de Carabina de Ar Olímpica, Rui chegou na condição de favorito.

JOSÉ AUGUSTO DOS REIS
Campeão Brasileiro na Prova de Duelo 20‘ - Pistola Calibre Menor - Categoria Máster (Acima de 55 anos)
Campeão Brasileiro na Prova de Duelo 20‘ - Pistola Calibre Maior - Categoria Máster
Campeão Brasileiro na Prova de Duelo 20‘ - Revólver Calibre Menor - Categoria Máster
Campeão Brasileiro na Prova de Duelo 20‘ - Revólver Snubby - Categoria Máster
Vice-Campeão Brasileiro na Prova de Duelo 20‘ - Revólver Calibre Maior - Categoria Máster
Terceiro Lugar na Prova de Carabina Mira Aberta de Ar

O desempenho de José Augusto dos Reis foi espetacular, trazendo ao Estado do Maranhão 4 títulos de Campeão, 1 de Vice-Campeão e um de terceiro lugar. Vale acrescentar que os resultados de José Augusto estão crescendo de forma contínua e consistente.

FRANCISCO GUILHERME DE FARIAS
Campeão Brasileiro de Pistola Livre - Categoria Máster (acima de 55 anos)
Vice-Campeão Brasileiro de Tiro Rápido - Categoria Máster
Vice-Campeão Brasileiro de Pistola Standard - Categoria Máster
Vice-Campeão Brasileiro de Pistola de Fogo Central - Categoria Máster
Vice-Campeão Brasileiro de Pistola de Ar - Categoria Máster

Francisco Farias, a exemplo de José Augusto trouxe também 5 títulos ao nosso estado, sendo 4 de vice-campeão e 1 de campeão. Francisco Farias é atirador maranhense e reside na cidade de Imperatriz, onde é o atual presidente do Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz - CCPETI.

O atirador Ben-Hur da Nóbrega também participou em várias modalidades, como Carabina Mira Aberta 25 metros, Carabina Mira Aberta 50 metros - Calibre Menor, Carabina Mira Aberta de Ar, alcançando resultados ainda insatisfatórios para alcançar algum título. Vale lembrar que Ben-Hur é atirador iniciante, investindo bastante no esporte, ainda em fase de rápida aprendizagem e crescimento, prometendo bons resultados para a temporada 2013.

Por sua vez, José Olavo Reis participou da Final do Campeonato Brasileiro na condição de árbitro assistente, em estágio probatório, para obter a licença definitiva de Árbitro Nacional. Ele atuou no estande de provas especiais, tendo um bom desempenho e recebendo uma carta de elogio de seus pares.

Assim, mais uma vez, a Delegação Maranhense participa com honra e louvor, de mais uma Final do Campeonato Brasileiro, participação esta que coroou com êxito o trabalho ao longo de todo um ano.

Vamos dar os parabéns a esta pequena e aguerrida equipe que, sem nenhum apoio, participou da mais importante competição de tiro do Brasil, trazendo inúmeros títulos ao nosso estado, fazendo mais uma vez lembrar ao Brasil dos grandes valores do Maranhão.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/04
logo academia do tiro