logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8ª RM
logo
MA Maranhão
30/05/2013

4ª Etapa do Brasileiro de Car/pst - Resultados, Recordes e Comentários - Campeonato de Federações Acirra a Disputa Nacional

Mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Car/Pst se passou, e com ela mais bons resultados para o Maranhão. Mas não tão bons quanto os auferidos na etapa passada, (abril) tanto em âmbito individual quanto por equipe.

A participação com desempenho mediano do selecionado maranhense se explica em parte pela ausência (alguns com problema de trabalho e outros em viagem) de alguns nomes do 1º time do tiro esportivo de nosso estado. Outra explicação é a não participação e formação de equipes para as modalidades olímpicas de armas longas (nossos principais atiradores destas modalidades estavam no exterior) e de armas curtas (o Maranhão não tem atiradores naturais que atirem as modalidades olímpicas e ISSF de armas curtas).

Ao todo, foram batidos 3 recordes maranhenses, sendo um deles com mais de 8 anos de duração, pertencente a Francisco Farias. Wissam Maalouf e Johnson Willis também bateram dois recordes na modalidade de USBR Bench Rest.

O Maranhão participou de 11 equipes ao todo, conquistando 16 pontos e se classificando em 9º lugar no geral.

Participação por Equipes
Carabina Mira Aberta 25 metros (Rodrigo Farias/Francisco Farias/Ben-Hur Nóbrega) - 7º lugar - 948 pontos
Carabina Mira Aberta 50 metros Calibre Maior (Alysson Marquezelli/Henrique Veras/Ben-Hur Nóbrega) - 9º lugar - 501 pontos
Carabina Mira Aberta 50 metros Calibre Menor (Rodrigo Farias/Francisco Farias/Ben-Hur Nóbrega) - 7º lugar - 528 pontos
Carabina Mira Aberta de Ar Comprimido (Rodrigo Farias/Wissam Maalouf/Johnson Willis) - 5º lugar - 863 pontos
Duelo 20 - Pistola Calibre Menor (Wissam Maalouf/José Augusto Reis/Jefferson Rangel) - 5º lugar - 550 pontos
Duelo 20 - Revólver Calibre Menor (Wissam Maalouf/José Augusto Reis/Henrique Veras) - 6º lugar - 488 pontos
Duelo 20 - Revólver Calibre Maior (Wissam Maalouf/José Augusto Reis/Henrique Veras) - 9º lugar - 443 pontos
USBR Ar Comprimido Mola (Wissam Maalouf/Alysson Marquezelli/Johnson Willis) - 4º lugar - 474 pontos
USBR Ar Comprimido PCP (Wissam Maalouf/José Augusto Reis/José Olavo Reis) - 2º lugar - 711 pontos
USBR Fogo Circular Custom (José Olavo Reis/José Augusto Reis/Johnson Willis) - 2º lugar - 539 pontos
USBR Fogo Circular Sporter (Wissam Maalouf/José Augusto Reis/José Olavo Reis) - 2º lugar - 591 pontos

Nos resultados individuais tivemos a vitória de Alysson Marquezelli na modalidade de Carabina de Ar Olímpica (na Classe B), com 566 pontos. Foi um bom resultado, mas 17 pontos a menos que no excepcional resultado alcançado por Alysson na etapa anterior, quando lhe foi conferido destaque nacional e o novo Recorde Maranhense (583 pontos).

O atirador Rodrigo Farias, do Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz - CCPETI, contribuiu com grandes resultados para a equipe maranhense, que em um excepcional resultado de 294 pontos, alcançou o primeiro lugar nacional na prova de Carabina Mira Aberta de Ar. Rodrigo Farias também atirou nas provas de Carabina Mira Aberta 25 metros e de 50 metros calibre menor, incluindo também seu nome nas equipes maranhenses.

O pai de Rodrigo Farias, o nosso Francisco Farias, também participou bem e conquistou 3 colocações de segundo lugar (Tiro Rápido/Pistola Livre/Pistola Standard) e duas colocações de terceiro lugar (Pistola de Ar/Fogo Central), sempre fazendo lembrar ao resto do Brasil os nossos valores. É uma pena que o Maranhão não conseguiu formar mais atiradores de armas curtas, a exemplo de Francisco Farias, tão necessários para o desenvolvimento de nosso esporte.
Francisco Farias também bateu um Recorde Maranhense, que era seu, o de Pistola Standard, fixado desde o ano de 2005, com 512 pontos. Francisco fez nesta etapa 515 pontos nesta modalidade.

Ainda em Imperatriz, tivemos a participação do atirador radicado em Belém, mas maranhense no tiro esportivo, o Dr. Marupiara Guerra, que se deslocando de Belém juntamente com nosso amigo Rubinete Nazaré, participou das provas de carabina de ar e de carabina deitado.
A propósito, o resultado de Rubinete Nazaré na prova de Carabina de Ar foi excepcional, e teria sido considerado um Recorde Brasileiro, caso a competição tivesse ocorrido no Rio de Janeiro, na Etapa Final. Parabéns Rubinete pelo grande resultado.

O casal Jefferson Rangel e Vera Amaral, também participou desta etapa, e ajudou o Maranhão a formar uma equipe para o Campeonato de Federações. Jefferson integrou a quipe maranhense de Duelo 20 Pistola Menor, sendo o vencedor nacional na Classe B, com 187 pontos alcançados.

Vale ressaltar o início da participação de Vera Amaral, na prova olímpica de Pistola Sport, estreiando sua nova arma para a modalidade. Vamos aguardar o início dos treinamentos e evolução de Vera na modalidade. As apostas entre os atiradores de São Luís (estavam conversando sobre a entrada de Vera no tiro olímpico) é que até o fim do ano ela ultrapassará a casa dos 500 pontos. Ela começou com o resultado de 416 pontos. Vamos aguardar. ( o recorde Maranhense pertence a Márcia Rossetto com 485 pontos)

Ben-Hur Nóbrega continua em sua fase ascendente, inserindo-se em equipes maranhenses e alcançando valorosas colocações individuais nacionalmente, como por exemplo, a 1ª colocação na prova de CMA 50 metros Calibre Maior, na Classe B. Ben-Hur fez parte de 3 equipes maranhenses nas CMA.
Ele vem se mostrando um atleta altamente competitivo e comprometido com os resultados. Vamos aguardar que ele promete mais.

Johnson Willis, que desde a etapa passada resolveu participar novamente dos eventos nacionais, também tem contribuído bastante com o seu Estado, ajudando e integrando 3 equipes maranhenses. Johnson se encontrou nas modalidades de Benchrest. Johnson Willis quebrou o Recorde Maranhense de BenchRest Ar Comprimido Mola, que pertencia a José Augusto dos Reis. Johnson alcançou 183 pontos.

José Augusto dos Reis, participou desta etapa nas provas de duelo 20 segundos e de Bench Rest (USBR). E a exemplo das etapa nacionais passadas, fez bonito, alcançando grandes colocações individuais e compondo nada menos que 6 equipes maranhenses. Para quem não lembra, foi José Augusto dos Reis que introduziu no Maranhão a modalidade de Bench Rest, fato este que nos ajudou a conquistar três segundos lugares em equipes nas modalidades de Bench Rest (USBR), sendo o próprio José Augusto um dos nossos expoentes na modalidade, tanto em termos de classificação quanto de equipamento.

José Olavo Reis foi outro atleta que resolveu retornar a disputar as competições nacionais. Ele tem se destacado nas provas de Bench Rest (USBR), e ajudado decisivamente, com sua participação e seu equipamento, o Maranhão, a se destacar nestas modalidades.

Outro José, o José Henrique Veras, também participou desta etapa, compondo uma equipe da CMA e duas de Duelo. Na modalidade Duelo pistola calibre maior, Henrique realizou uma boa competição e melhorou a olhos vistos seu desempenho na modalidade.

O atirador Wissam Maalouf também participou desta etapa, compondo 7 equipes nas mais diversas modalidades, de CMA, Duelo e de USBR. Foi mais um que ajudou o seu estado, fazendo o que podia para elevar o nome do Maranhão. Além da sua participação, ele conseguiu quebrar o Recorde Maranhense de Bench Rest de Ar Comprimido PCP, fazendo 241 pontos de 250 possíveis. O Recorde pertencia a José Augusto dos Reis e era de 236 pontos.

Ao analisar o resultado geral desta etapa, vimos que a introdução da sistemática de classificações por equipes estaduais deu um grande incentivo aos atiradores e às federações, que a partir de agora, podem de forma bem clara, fazer comparações do seu desempenho e do desempenho das federações co irmãs.
Isso incentiva a competição saudável e tem como consequência a busca por resultados superiores.

A CBTE, a sua equipe e todos aqueles que contribuíram no desenvolvimento deste projeto, estão de parabéns. Desde a concepção da idéia até a solução de informática que permitiu a visualização clara, simples e reveladora. Este é o exemplo de uma boa idéia, apenas aparentemente simples, e que tem consequências muito incentivadoras ao desenvolvimento de nosso esporte.

Clique aqui e entre diretamente na página de resultados da CBTE com os resultados da 4ª Etapa do Brasileiro de Car/Pst.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8ª RM
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/05
logo academia do tiro