logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
08/03/2015

Palestra de Bene Barbosa Agrada e Alcança Seus Objetivos - Veja Fotos

Realizado no dia 5 de março de 2015, no auditório Fernando Falcão, dentro da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, o Painel Temático sobre o Controle de Armas de Fogo no Brasil, promovido pelo Instituto Expresso Liberdade e apoiado pela Federação Maranhense de Tiro Esportivo, teve como principal convidado o Sr. Bene Barbosa, Presidente do Movimento Viva Brasil – MVB, uma organização não governamental, nascida por ocasião e razão da implantação da Lei nº 10.826 de 2003, a chamada Lei do Desarmamento.

Com uma atuação decisiva na luta contra os objetivos governamentais que queriam a proibição da venda de armas no Brasil, o MVB destacou-se no Referendo de 2005, quando liderou os setores da sociedade que não queriam perder o direito de possuir uma arma para poder exercer a sua auto-defesa. A Federação Maranhense de Tiro Esportivo, já atuava politicamente naquele tempo, apoiando no Maranhão e principalmente em São Luís, a luta por aqueles que não queriam perder o direito de possuir armas. Palestras em escolas, carreatas, adesivação, panfletagem, entrevistas a rádios e jornais, foram as nossas principais atuações em prol do NÃO, que no Referendo de 2005, significava não à proibição da venda de armas. O Maranhão teve 61% dos votos em favor do NÃO e o Brasil 64%.

O NÃO ganhou. Mas nunca foi respeitado. Tentativas contínuas de fazer valer a ideologia governamental, que é a proibição total do cidadão ter armas, estão até hoje corroendo a vontade do eleitor e cidadão brasileiro. A utilização de portarias, o aparelhamento de cargos chaves com pessoas dispostas a seguir a ideologia governamental (com determinações excusas e não declaradas), servem para dificultar ao MÁXIMO, a aquisição de armas, são algumas das ferramentas utilizadas pelo governo para anular o resultado da vontade popular e efetivamente retirar dele (o povo) o direito de possuir armas para a sua defesa.

Até o nosso esporte, o Tiro Esportivo, foi atingido. A última portaria expedida pelo DFPC, controla, limita, gera obrigações e restringe em muito as atividades dos atiradores esportivos. Isso como se não bastasse a burocracia e a excessiva demora nos processos de CRs, que freqüentemente, tem o prazo de suas soluções excedidos em muitos e muitos meses, quando não em anos, muito além do que determina o R 105 (até 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias).

Além de Bene Barbosa, compuseram o Painel Temático, os Srs. Raimundo Cutrim, Deputado Estadual e Ex-Secretário de Segurança do Estado do Maranhão por mais de 10 anos, Marco Antônio Netto Teixeira, Juiz de Direito, Manuel Octávio de Sousa Soares, Promotor de Justiça, Henrique Furtado Perlmutter, Delegado de Polícia Civil e Wissam Maalouf, Presidente da Federação Maranhense de Tiro Esportivo.

Bene Barbosa chegou em São Luís às 14h e fez uma verdadeira maratona até o seu embarque de volta a São Paulo, doze horas depois. Visita a sede do Instituto Expresso Liberdade, almoço, entrevista, Painel, jantar e viagem de volta. Tudo muito rápido. Mas antes disso, entrevistas a rádios e TVs já estavam sendo concedidas pela organização do Painel para a divulgação da palestra e da idéia principal da mesma, que é a luta pelo direito do cidadão de bem possuir armas para a sua defesa.

O auditório Fernando Falcão estava tomado com 3/5 de sua capacidade com cidadãos dispostos a ouvir o que Bene e os demais palestrantes tinham a falar. Mais de 20 associados à Federação Maranhense estiveram presentes no evento. Juízes, deputados estaduais (Cabo Campos e Raimundo Louro), estudantes universitários, simpatizantes e apoiadores do direito à auto-defesa. Tudo foi conduzido com perfeição. À chegada de Bene, houve uma série de entrevistas a diversas TVs. Logo após houve uma visita ao gabinete do Deputado Raimundo Cutrim, quando todos desceram e deram início ao Painel.
O Presidente do Instituto Expresso Liberdade, o Sr. Lourival Filho, apresentou a entidade ao público (www.expressoliberdade.com.br) e fez a abertura do evento. Toda a equipe do Instituto estava presente trabalhando nos bastidores, entre eles o jovem Dyêgo Marinho, um dos diretores do Expresso Liberdade e que coordenou diversas frentes do evento, realizando um grande e árduo trabalho, que a nossa FMTE acompanhou de perto em muitos momentos.

Bene fez sua palestra com brilhantismo e foi muito aplaudido. Muitos depoimentos posteriores revelaram que as palavras dele desmistificaram muita coisa aos ouvintes. E é isso que falta, alguém para contrapor as palavras dos nossos adversários, falando a verdade. Apenas isso.

Todos os outros palestrantes foram muito bem, expondo com elegância abordagens pertinentes aos seus ofícios, como foi o caso do Delegado e associado da FMTE, Henrique Perlmutter, ou do Juiz Marco Antônio Teixeira, que falou muito bem e agradou a todos, ou as palavras de Manoel Octávio Soares, Promotor de Justiça e também associado à FMTE e que tratou com muita propriedade sobre o valor do Colecionismo de armas. O Deputado Raimundo Cutrim, nosso anfitrião, abriu o evento e o Presidente da Federação Maranhense de Tiro Esportivo, Wissam Maalouf, o encerrou. Como o tempo ficou “apertado”, a tão esperada sessão de perguntas aos palestrantes foi reduzida, mas sem prejuízo maior ao evento.

A participação da FMTE nesnte evento foi principalmente para declarar a todos, que o exemplo dos atiradores esportivos, que usam armas de forma responsável, pode ser extendido a qualquer pessoa de bem que queira usar uma arma para a sua proteção pessoal.

Quem mais ganhou neste evento foi a verdade. O espaço privilegiado na Assembléia Legislativa, a geração de mídia, a qualidade dos palestrantes, os depoimentos e apoios de vários formadores de opinião da sociedade, vão criando um ambiente mais propício para que nossa população se conscientize. Essa conscientização gera motivação para lutar contra aqueles que querem usurpar nosso direito de ter armas para a própria defesa, motivação essa, muito necessária para fazer valer nossos desejos e direitos tão manifestamente expressos, na forma mais democrática possível, através dos resultados das urnas no Referendo de 2005.

Fotos do Evento já estão publicadas no site da FMTE.

Saiba mais sobre o Movimento Viva Brasil, clicando aqui.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro