Após as Olimpíadas do Rio de Janeiro, voltou-se a reabrir o calendário de competições nacionais.
E mais uma Etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola se realizou neste último fim de semana.
Desta vez foi a sua 7ª edição e que teve uma particularidade onde os Estados do Sudeste e Centro-Oeste não participaram.
Devido ao CENBRA, Campeonato Regional Centro Brasileiro, organizado pela CBTE, onde apenas são realizadas as provas presencialmente e quando as inscrições On-Line para estes Estados ficam fechadas.
No restante do Brasil, vale o sistema On-Line.
E foi o que ocorreu em São José de Ribamar, no CAPETIM, e em Imperatriz, no CCPETI, ambos no Maranhão, além de termos outros competidores vestindo a bandeira do Maranhão atirando em outros locais do Brasil.
E a Federação Maranhense de Tiro Esportivo, parabeniza estes atletas pelo seu desempenho nos estandes.
E começamos com Francisco Guilherme de Farias, atirador há cerca de 40 anos e presidente do Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz – CCPETI (clube que sediará em outubro, na cidade de Imperatriz o Torneio da Amazônia 2016) que foi 1º lugar nas modalidades de Pistola de Ar, Tiro Rápido e Pistola Standard, e 2º lugar na modalidade de Fogo Central. Todas estas modalidades olímpicas e/ou ISSF. Ele também ficara com o 2º lugar na prova de Carabina Mira Aberta 25m – Custom – Máster Masculino.
Já nas provas de Duelo 20”- Pistola Calibre Maior, tivemos a participação de vários atiradores maranhenses, com destaque a Miguel Barbosa, José Augusto e John Camarão, que formaram equipe. Vale parabenizar o desempenho de John Camarão que é recente na modalidade e que vem a cada competição melhorando seus resultados.
Nas demais modalidades de Duelo, os resultados não foram expressivos e nem houve formação de equipes.
Nas prova de Carabina Mira Aberta de Ar, o grande resultado alcançado pelo atirador, Elson Souza de Paula, foi animador e colocou o Maranhão no lugar mais alto do pódio.
Elson alcançou o maravilhoso escore de 298 pontos (de 300 máximos possíveis).
Parabéns Elson, que ganhou na categoria principal, Classe A.
Ele liderou a equipe maranhense que alcançou o 3º lugar geral, e que foi formada por Ivan Böel Vaz (2º na categoria principal Classe B) e Johnson Willis.
Na recém implantada prova de Carabina CMP Sporter - Mira Fechada, tivemos em primeiro lugar o atirador Rui Duarte, que venceu a prova e formou com Benedito Sabback e Alysson Marquezelli a equipe vencedora .
Rui também venceria as provas de Carabina Deitado e Carabina de Ar, na categoria máster. E ficaria em segundo na Carabina Mira Aberta 50m - Calibre Menor Custom. Um desempenho maravilhoso. Parabéns Rui Duarte.
Vale ressaltar que na prova de Carabina Deitado, o atirador Benedito Sabback Thomé Junior, apesar de não se classificar entre os primeiros colocados, obteve um bom desempenho para a modalidade, a qual começou a praticar ainda este ano, com o resultado de 527 pontos.
Além destas competições tivemos o brilhante desempenho dos atiradores maranhenses nas modalidades de Bench Rest-USBR, que formaram cinco equipes, sendo campeões em três delas e vice-campeões nas outras duas.
Parabéns a Rui Manuel da Costa Duarte, Thiago Nelson Faria dos Reis e Alysson Marquezelli Simeão Almeida, que além de campeões na prova de Carabina USBR Ar Comprimido - Unlimited, ficaram respectivamente nas posições de 1º, 3º e 4º lugar individualmente. Sendo que Rui Duarte conseguiu o excepcional resultado de 250 pontos de 250 máximos possíveis. Novo recorde maranhense.
Outra equipe campeã, foi a que compôs a modalidade de Carabina USBR Fogo Circular - Custom , e que teve José Olavo Gonçalves Reis (3º lugar individual na Classe A), José Augusto dos Reis (4º lugar individual na Classe A) e em 1º lugar individual na Classe B, Thiago Nelson Faria dos Reis. Parabéns rapazes e obrigado pelos resultados trazidos ao Maranhão.
Já na prova de Carabina WRABF Ar Comprimido - Light Varmint, também tivemos mais uma equipe de campões. Foram eles, Rui Manuel da Costa Duarte, Thiago Nelson Faria dos Reis e José Augusto dos Reis, que se colocaram individualmente em 1º, 2º e 3º lugars respectivamente. Barba, cabelo e bigode. Parabéns, mil vezes parabéns a vocês atiradores.
Como vice-campeões ficaram as equipes que participaram das provas de Carabina USBR Fogo Circular - Unlimited e Carabina WRABF Ar Comprimido - Heavy Varmint .
Formaram a equipe de Carabina USBR Fogo Circular – Unlimited, os atiradores Thiago Nelson Faria dos Reis, Flavio Costa e Castro e José Augusto dos Reis. Nesta prova, apesar de José Olavo Gonçalves Reis ter ficado em 3º lugar no individual, o resultado do atirador José Augusto dos Reis , pertencente a outra categoria, foi maior e valeu para a equipe.
E para finalizar com o excelente desempenho dos atiradores de Bench Rest-USBR, temos a prova de Carabina WRABF Ar Comprimido - Heavy Varmint , que teve a sua composição com Thiago Nelson Faria dos Reis (3º lugar individual), José Augusto dos Reis e Johnson Willis da Silva Lopes.
Estes foram os principais resultados obtidos pelos atiradores maranhenses nesta etapa.
fonte: FMTE